Páginas

UFPA - Belém sedia Congresso Brasileiro de Eficiência Energética 06 de setembro de 2009

 

Energia renovávelEnergia. Energia sustentável. Energia renovável. Eficiência energética. Novas tecnologias. Etiqueta de eficiência energética. Diversos assuntos podem ser tratados quando o tema é de fundamental importância à sociedade. Em decorrência da localização estratégica, Belém vai sediar o III Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (CBEE), nos próximos dias 7 a 10 de setembro, no Boulevard das Feiras – Estação das Docas.


Sob a realização da Associação Brasileira de Eficiência Energética e a coordenação da Universidade Federal do Pará, o Encontro é um dos maiores sobre o assunto, conseguindo atrair, em média, 400 pessoas, entre acadêmicos, profissionais do ramo, empresários e industriais. Além de divulgar as pesquisas desenvolvidas na área, o Congresso busca contribuir para a conscientização da sociedade sobre a importância em adotar, efetivamente, medidas alternativas para a economia e para o aproveitamento de energia.

Inédito na Região Norte - A edição deste ano do CBEE envolve os novos conceitos e tecnologias associados à Eficiência Energética em todas as suas áreas de atuação, relacionando-os, também, à realidade amazônica – região estratégica para o fomento de novas técnicas que beneficiem e aproveitem os recursos naturais da região para um melhor fornecimento de energia.

Na ocasião, os participantes terão a chance de visitar a Feira de Exposições de Produtos e conferir as novas técnicas e tecnologias acerca das alternativas que vêm sendo discutidas sobre a eficiência energética. As apresentações serão constituídas por trabalhos técnicos; plenárias nas áreas de políticas públicas, educação e eficiência energética, meio ambiente, automação e controle, inovação e competitividade.

O termo eficiência energética refere-se à “utilização adequada da energia elétrica, de modo que se aumente a quantidade de energia oferecida, sem alteração da geração”, esclarece a profa. dra. Maria Emília Tostes, coordenadora geral do Congresso. Com base nisso e na preocupação com o meio ambiente, a produção de novas técnicas e tecnologias são crescentes.

A professora  acredita que a Amazônia tem potencial de criar tecnologias para a utilização eficiente dos recursos energéticos disponíveis. Como exemplo, podemos citar a adequação do parque industrial paraense a sistemas mais automáticos, inteligentes e mais produtivos. Na Universidade, as pesquisas continuam em desenvolvimento dentro de um dos laboratórios da UFPA, onde é possível reproduzir alguns sistemas industriais sem que seja necessário a indústria parar os seus processos para tentar verificar pontos ótimos de funcionamento ou pontos de desperdícios, entre outros.

Confira a programação no seguinte endereço: LINK (PDF)

Serviços:

III Congresso Brasileiro de Eficiência Energética

Dias: 7 a 10 de setembro de 2009

Local: Boulevard das Feiras – Estação das Docas

Hora: dia 7 de setembro, das 18h às 20h

        dias 8 a 10 de setembro, das 8h às 16h30

Mais informações: http://www.cbee 2009.ufpa.br/ web/index.php